quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

NOSSA HISTÓRIA

Em Camilos a escola pública só foi construída nos anos sessenta. Dentro do período de administração do prefeito José Davi, ou seja, no ano de 1967 houve o inicio do funcionamento das aulas no GRUPO ESCOLAR JOSÉ BARBALHO DO NASCIMENTO. Este nome se deu para homenagear o doador das terras do Grupo Escolar, que funcionou cerca de 21 (vinte e um) anos no local.
No dia 29 de fevereiro de 1988, o prefeito Carlos Marques dos Santos inaugurou o Centro Administrativo de Camilos, prédio que se instalou o colégio de Camilos, dessa vez com o nome: ESCOLA DE 1º GRAU JOSÉ BARBALHO DO NASCIMENTO.

Construída através do convênio MEC, FNDE e Prefeitura Municipal de Meruoca. Os Níveis ou modalidades de ensino funcionaram da seguinte forma: PRÉ-ESCOLA para alunos de 4 e 5 anos, EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e Ensino Fundamental com as turmas de 1º a 9° ano.
Com o tempo o número de alunos da escola José Barbalho foi aumentando, ao consultar o Livro de Ata de Resultados Finais da escola constatou-se que, atualmente, só temos registro de notas dos alunos a partir do ano de 1982. Contou-se no ano citado apenas 2 (dois) alunos, quatro anos mais tarde o número de alunos passou para 117 (cento e dezessete), já no ano de 1992 o livro registrava 144 (cento e quarenta e quatro) alunos, em 2002 este número evoluiu para 295 (duzentos e noventa e cinco) alunos, no ano de 2005 matriculou-se na escola 337 (trezentos e trinta e sete) alunos. No ano de 2006 a matrícula inicial foi de 308 (trezentos e oito) alunos, havendo assim um decréscimo com relação ao ano anterior.
Para acontecer à evolução apresentada na escola José Barbalho, foi indispensável o trabalho sério e comprometido de seus administradores. Essa escola já esteve sob o comando de seis diretores distintos, são eles: Rita Duarte Fernandes (Rita Sousa) que dirigiu o Grupo Escolar; Rita Magalhães do Nascimento que iniciou seu trabalho de diretora com a inauguração do prédio atual desta escola, José Rodrigues do Nascimento (Pimenta) que foi diretor por um mês, João Batista Fernandes que trabalhou por vários anos como diretor; em 2001 assumiu o cargo de diretora Alrelina de Sales Barbalho e tirou licença maternidade em outubro de 2006, assumindo o cargo Maria de Jesus Paiva Araújo; Em fevereiro de 2008 Alrelina reassumiu sua função de diretora e permaneceu no cargo até 31 de dezembro de 2008. Atualmente a diretora da escola José Barbalho é Rosária Cavalcante de Souza.
Em sua maioria, a clientela atendida pela escola José Barbalho do Nascimento mora na zona urbana do distrito de Camilos, apenas alguns alunos utilizam meios de transportes pagos pela prefeitura municipal, esses alunos deslocam-se de sítios como São Gonçalo e São Miguel.
No ano de 1999 foi instalado em nossa escola o ensino fundamental II, na ocasião vinham professores da cidade de Meruoca, pois os professores da referida escola não eram capacitados para este nível de ensino. A cada ano aumentava uma série, no ano de 2002 completou-se o ensino fundamental. Hoje a escola oferece o Ensino Infantil e Ensino Fundamental completo com professores capacitados da própria Comunidade.
No ano de 2001 conforme o decreto da lei Nº 10.884 de fevereiro de 1984 (Estatuto do Magistério Oficial do Estado) a escola José Barbalho juntamente com o Secretário de Educação Valfrido Benone Reinaldo Barros, criaram o Conselho Escolar, onde foi constituído de 50% (cinquenta por cento) dos membros do magistério e servidores, os outros 50% (cinquenta por cento) são os representantes de pais e alunos.
Outro órgão colegiado da escola é o Grêmio Estudantil “Crescer e viver”, fundado no dia 16 de março de 2004. Com o Grêmio os alunos passariam a atuar de forma mais intensa em projetos da escola supracitada. Além disso, os alunos poderiam contar com uma equipe para lhes representar e lutar por seus ideais.

Podemos citar ainda acontecimentos e/ou atividades como:

• Graduação de Professores - 2005;
• Curso Básico de Informática para alunos a partir de 2005;
• Profissionais concursados 2006;
• Jornal da Escola a partir de 04/2007;
• Projeto PROINFO em 2008;
• Curso de Xadrez de 15/05/2007 à 06/09/2007;
• Pequena reforma – 2008 e 2010;
• Curso de capacitação para professores e merendeiras em 2007 e 2008;
• Aquisição de internet banda larga GESAC – 09/2009

Nossos principais valores são: INOVAÇÃO – incentivamos a busca de soluções inovadoras na solução de desafios; RESPEITO – respeitamos o direito de cada pessoa em nossa escola; IGUALDADE – tratamos com igualdade nossos alunos e colaboradores, respeitando as necessidades de cada um.
Atualmente a Escola de Ensino Infantil e Fundamental José Barbalho do Nascimento situa-se na Rua João Batista de Araújo, S/N, localizada no distrito de Camilos, município de Meruoca e é uma entidade que tem como principal objetivo passar para os alunos os conhecimentos suficientes e indispensáveis para o seu sucesso no Ensino Médio, bem como, oferecer aos educandos uma formação necessária e uma preparação qualificada para o trabalho e para a vida, para que possa exercer de forma correta sua cidadania.
A escola também tem alguns desafios a superar como, por exemplo, baixar o índice de reprovação e envolver de forma mais intensa os pais na educação dos filhos.
Nossa escola situa-se numa comunidade cujos habitantes tem origens rurais e ainda hoje há prevalência de trabalhos rurais principalmente na agricultura de subsistência.
Podemos citar como principais dificuldades de atendimento a comunidade escolar:
• Falta de profissionais especializados para atender alunos especiais.
• Falta de espaço adequado para atender crianças menores que 6 anos.

A escola José Barbalho é um ambiente agradável tem um corpo docente qualificado, profissionais de serviços auxiliares concursados e comprometidos com suas funções e alunos que vem evoluindo no decorrer do tempo e paulatinamente se adequando a proposta pedagógica da escola que prima em oferecer uma educação de qualidade.
A escola oferece a comunidade 200 dias letivos com carga horária mínima de 800 horas por ano letivo, envolvendo Educação Infantil e Ensino Fundamental completo. Oferece ainda atividade Extraclasse como, por exemplo, os cursos de dança, futsal e xadrez. Podemos citar também o empréstimo do local pela comunidade para realização de alguns eventos locais.
A sociedade local espera que a escola propicie ao educando um ambiente seguro com atividade salutar, proporcionando-lhes uma educação conforme prevê a LDB e os documentos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário